Sopro Cardíaco
Um sopro cardíaco é um ruído emitido por um fluxo sanguíneo turbulento dentro do coração durante o ciclo de batimentos cardíacos, que pode ser ouvido com um estetoscópio. Frequentemente inofensivos, pacientes com Sopro Cardíaco não precisam de tratamento.
Apenas em alguns casos de sopros cardíacos podem ser necessários testes e acompanhamento para garantir que o sopro não seja causado por uma condição cardíaca subjacente grave, e o tratamento, se necessário, será direcionado à causa do seu sopro cardíaco.
Causas e Sintomas
do Sopro Cardíaco
Um sopro fisiológico (inocente) não causa nenhum sintoma. Para outros tipos de sopros cardíacos, os sintomas variam dependendo da causa. Em geral, quando um sopro cardíaco interfere significativamente na capacidade do coração de bombear sangue, você pode experimentar um ou mais dos seguintes sintomas:
-
Falta de ar;
-
Tontura;
-
Episódios de batimento cardíaco acelerado;
-
Dor no peito;
-
Diminuição da tolerância ao esforço físico e, em fases posteriores, sintomas de insuficiência cardíaca.
Tratamentos para
o Sopro Cardíaco
Exames para
o Sopro Cardíaco
Muitos Sopros Cardíacos são descobertos inesperadamente quando um médico ouve o coração de alguém com um estetoscópio durante um exame físico de rotina. Como problemas cardíacos específicos estão associados a tipos específicos de sopros, podem ser necessários exames como: eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma, cateterismo cardíaco ou exames de sangue.
Sopros cardíacos fisiológicos (inocentes) não precisam ser tratados, enquanto outros tipos de sopros que não causam sintomas também podem não exigir tratamento, eles devem ser monitorados regularmente. Por isso, os casos em que o tratamento é necessário irão variar de acordo com a causa do sopro.