Doença isquêmica do coração
A doença isquêmica do coração também é conhecida como doença arterial coronariana e afeta as artérias do coração com o acúmulo de placas de gordura que causam a isquemia. Quando isso ocorre, o sangue não chega aos tecidos e então faltam o oxigênio e nutrientes necessários.
A doença isquêmica do coração pode ser crônica ou aguda. A crônica causa dores no peito quando são feitos exercícios físicos, o que chamamos de angina. Já a aguda ocorre até em repouso e pode causar o infarto.
Causas e Sintomas
da Doença Isquêmica do Coração
A doença isquêmica do coração pode ser causada por aterosclerose, coágulo sanguíneo ou espasmo da artéria coronária.
E os principais fatores de risco para a doença são:
-
colesterol alto;
-
tabagismo;
-
hipertensão arterial;
-
excesso de peso;
-
diabetes;
-
má alimentação; e
-
falta de exercícios físicos.
Geralmente, os principais sintomas da doença isquêmica do coração são dor no peito e falta de ar, mas pode aparecer na forma de dor nos dentes, palidez, náusea e vômito.
Tratamentos para
a Doença Isquêmica do Coração
Exames para
a Doeça Isquêmica do Coração
O diagnóstico de doença isquêmica do coração será confirmado por meio de um eletrocardiograma, assim como exames de sangue, ecocardiograma, teste ergométrico, cintilografia ou o cateterismo.
O tratamento com remédios é mandatório, mas em alguns casos, é necessário a realização de um cateterismo. Em casos mais graves, pode ser necessária uma angioplastia e implante de stent ou uma cirurgia de revascularização miocárdica.
O médico também irá recomendar mudança nos hábitos para que o paciente tenha uma vida mais saudável e evite outros problemas futuros.