Febre reumática
A febre reumática é uma doença infecciosa, que acomete crianças entre 5 e 15 anos e que pode causar danos ao coração, às articulações, no cérebro e na pele.
Muitas vezes, as sequelas só são descobertas na vida adulta.
Causas e Sintomas
da Febre Reumática
A febre reumática acontece como uma reação à infecção de garganta com febre causada pela bactéria streptococo, geralmente em crianças e adolescentes com pré-disposição genética por alterações no sistema imunológico.
Os sintomas incluem:
-
dor intensa nas articulações, principalmente joelhos e tornozelos;
-
cansaço e palpitações após esforço;
-
sopro cardíaco;
-
aumento da frequência cardíaca;
-
cardite (inflamação do músculo do coração) e
-
movimento descoordenado de pernas e braços (coréia).
Tratamentos para
a Febre Reumática
Exames para
a Febre Reumática
Para fechar o diagnóstico de febre reumática, é muito importante relatar ao médico a infecção de garganta com febre que geralmente ocorre semanas antes de começarem as dores e inchaços nas articulações (artrite).
Exames de sangue serão solicitados para verificar velocidade de hemossedimentação (VHS), proteína C reativa (PCR), alfa glicoproteína e dosagem da anti estreptolisina O (ASLO).
No caso de acometimento do coração, o médico irá solicitar um eletrocardiograma, ecocardiograma e/ou raio-x do tórax para avaliação.
O primeiro passo para o tratamento da febre reumática é acabar com a bactéria streptococo e isso é feito por meio da administração de antibiótico.
Na sequência, são tratados os sintomas, como a artrite e o acometimento do coração, com antiinflamatórios e corticóides. Muitas vezes será necessário fazer repouso que pode ser relativo ou absoluto, de acordo com a gravidade de cada paciente.
Caso haja um comprometimento mais grave do coração, o médico cardiologista pode indicar uma intervenção terapêutica mais agressiva, como uma cirurgia nas valvas cardíacas.