Ecocardiograma com avaliação da deformação miocárdica (Strain)
É uma nova técnica que avalia a deformação do miocárdio durante sua movimentação na sístole e na diástole. O movimento do coração não é causado somente pela contração e relaxamento miocárdio, mas também pela translação e rotação da estrutura cardíaca. Esta metodologia abre perspectiva de se identificar precocemente alterações sutis, mesmo localizadas do músculo cardíaco, ou de desmascarar situações nas quais as técnicas convencionais se mostrem enganosas.
​
Como é feito
Durante o exame convencional capturam-se imagens em movimento da porção muscular da câmara que se pretende avaliar, em diferentes projeções. Estas imagens alimentam um software específico que, por meio de algoritmos de análise, faz a avaliação global e segmentar da deformação miocárdica em diferentes planos pré-estabelecidos. Também permite diferentes análises da movimentação do coração durante o ciclo cardíaco.
​
Indicação
A utilização mais promissora tem sido a identificação precoce de sinais de cardiotoxicidade com o uso de quimioterápicos, que ocorre antes da redução da fração de ejeção (marcador clássico da função contrátil). Este uso foi incorporado em protocolo institucional da Oncologia do Einstein seguindo prática já bem estabelecida nos melhores centros mundiais de Oncologia.
Além disso, com a evolução e aperfeiçoamento desta tecnologia, seu uso tem se tornado frequente e impactante no diagnóstico e na conduta de diversas patologias que acometem o músculo cardíaco.