Miocardite
A miocardite é uma doença que se caracteriza pela inflamação do miocárdio, que é o músculo do coração que envolve todas as suas cavidades, os átrios e os ventrículos.
O não funcionamento adequado do músculo cardíaco dificulta a chegada de sangue aos demais órgãos, podendo desencadear também problemas mais sérios, como arritmias e insuficiência cardíaca.
Causas e Sintomas
da Miocardite
Na maioria das vezes, a miocardite é causada por um vírus. Nos demais casos, pode ocorrer devido a bactéria, fungo, protozoário e até mesmo após a realização de vacina. A inflamação também pode estar associada ao uso de medicamentos, doenças autoimunes ou consumo excessivo de drogas e álcool.
Os principais sintomas são:
-
Dores no peito parecidas com a do infarto;
-
Arritmia cardíaca grave;
-
Falta de ar;
-
Febre;
-
Fraqueza geral e
-
Insuficiência cardíaca.
Tratamentos para
a Miocardite
Exames para
a Miocardite
O diagnóstico inicial é feito com a avaliação do quadro clínico do paciente, assim como do histórico de gripe ou de vacinação e a ocorrência de determinados sintomas.
Depois o médico pode solicitar um ecocardiograma, para descobrir se há alguma alteração na estrutura do coração. A ressonância magnética costuma ser feita caso o ecocardiograma não mostre nada e o médico deseje uma confirmação com mais nitidez nos resultados.
Em casos raros, pode ser necessária a biópsia do miocárdio. Porém, este exame é muito invasivo, feito por meio de cateterismo cardíaco, e por isso não é realizado como rotina.
O tratamento para a miocardite depende do que causou a doença e da sua gravidade. Casos leves não precisam de tratamento e costumam se curar com o tempo e acompanhamento médico de rotina.
Casos mais severos podem precisar de:
-
Remédios para tratar os sintomas, como analgésicos e remédios para arritmia;
-
Repouso;
-
Implante de desfibrilador, se necessário.