Endocardite
A Endocardite é uma doença que atinge o endocárdio, revestimento interno do coração. Quando não tratada, ela atinge as válvulas do coração, provocando complicações.
A doença pode causar outros problemas graves no coração, como insuficiência cardíaca, embolia pulmonar, infarto do miocárdio, AVC etc.
Causas e Sintomas
da Endocardite
​
A Endocardite pode ser infecciosa ou não infecciosa de acordo com a sua causa.
Quando ela é infecciosa, é causada por microorganismos que invadem a corrente sanguínea e acabam se instalando no endocárdio. Em raras vezes a infecção pode ser causada por fungos ou vírus, na maioria das vezes as bactérias são as culpadas. Por isso a doença é chamada de Endocardite Bacteriana.
Nas situações em que a Endocardite é não infecciosa, ela acontece geralmente relacionada a outras doenças, como lupus, febre reumática, câncer, tuberculose, pneumonia etc. Nesse caso ela também é conhecida como Endocardite Trombótica Não Infecciosa.
Os sintomas da Endocardite são:
-
Febre alta;
-
Dor nos músculos;
-
Fadiga intensa;
-
Palidez;
-
Respiração curta;
-
Sudorese noturna e calafrios;
-
Nódulos de Osler (pontos vermelhos dolorosos na pele dos dedos).
Tratamentos para
a Endocardite
Exames para
a Endocardite
O diagnóstico da Endocardite acontece após exame físico, levantamento da história clínica do paciente e avaliação dos sintomas pelo médico.
Os exames solicitados para confirmar o diagnóstico costumam ser principalmente a hemocultura e o ecocardiograma.. O ecocardiograma transesofágio é mais preciso no diagnóstico. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética também podem auxiliar em alguns casos.
O tratamento para a Endocardite infecciosa acontece com a prescrição médica de antibióticos fortes para o paciente. Alguns casos precisam de internação hospitalar para medicação intravenosa.
Caso as válvulas cardíacas sejam prejudicadas, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica.