Doença Aterosclerótica
A doença aterosclerótica, ou aterosclerose, acontece quando placas de gordura são formadas nas artérias, podendo causar doença coronariana, como angina e infartos, ou doença cerebrovascular, como AVCs.
Causas e Sintomas
da Doença Aterosclerótica
A doença aterosclerótica pode acontecer por causa do acúmulo de colesterol na corrente sanguínea. Com o passar do tempo, a gordura forma placas, chamadas de ateromas.
Os principais sintomas de aterosclerose são:
-
Fadiga;
-
Palpitação;
-
Arritmia;
-
Cãibras;
-
Dor no peito; e
-
Aumento da pressão arterial.
Tratamentos para
a Doença Aterosclerótica
Exames para
a Doença Aterosclerótica
Em consulta, o médico irá avaliar o histórico familiar do paciente, porque muitos casos de doença aterosclerótica na família são um sinal de alerta.
Os exames mais solicitados são:
Exame de sangue para dosagem de colesterol, triglicérides e glicemia;
Eletrocardiograma;
Teste ergométrico;
Ultrassom; e
Ecocardiograma.
O paciente em tratamento para doença aterosclerótica precisará fazer o acompanhamento periódico das dosagens de colesterol, triglicérides e glicemia no sangue e também a aferição da pressão arterial.
A mudança na qualidade de vida também é importante, priorizando uma alimentação saudável e adequada, além dos medicamentos que podem ser prescritos pelo médico.
Em casos graves pode ser indicado um procedimento cirúrgico, como angioplastia (colocação de stent) ou cirurgia de revascularização com pontes de safena.