Ecocardiografia
Transesofágica
É um método ultrassonográfico realizado por meio da introdução de sonda no esôfago, após anestesia local da orofaringe (para evitar o reflexo de vômito). Permite, de forma complementar ao procedimento transtorácico, a obtenção de informações relevantes para o esclarecimento diagnóstico de alterações estruturais e/ou funcionais do coração e também a monitorização e avaliação imediata do tratamento cirúrgico ou percutâneo.
Como é feito
As imagens são obtidas por meio de transdutor presente na extremidade da sonda esofágica, introduzida após anestesia local da orofaringe com lidocaína spray 10%.
Sedação de grau leve a moderado – sedação consciente – é procedimento frequente, porém opcional, para conforto. É habitualmente realizada com uso intravenoso de opioide (fentanil) e benzodiazepínico (midazolam). Em casos isolados e em crianças e idosos, indica-se sedação profunda ou anestesia geral, acompanhada por anestesiologista.
O cliente sedado será liberado somente após acordar. Como pode persistir algum efeito sedativo por até 12 horas, deverão ser evitadas atividades que requeiram atenção, como dirigir veículos ou manusear máquinas.
Caso utilize medicação de uso contínuo, esta deverá ser reintroduzida normalmente.